ARTRITE PSORIASICA DURANTE A GESTAÇAO REFRATARIA AO DMARD BIOLOGICO QUE REATIVOU A PSORIASE E A EPISCLERITE
Relato de caso onde as manifestações oculares, cutâneas e articulares apresentaram-se recorrentes e sem resposta satisfatória, servindo como modalidade de orientação ao reumatologista na decisão do ajuste no tratamento com o controle da atividade da doença.
DBM , feminino, 40 anos, parda, gestante, moradora de Marica, apresentando história de recorrência de manifestações sistêmicas e oculares de Artrite Psoriasica. Tratou com DMARD sintéticos (metotrexato) e terapia biologica (ustequinumabe) e apos gravidez foi orientada a troca do medicamento biologico para certulizumabe. Ao exame oftalmológico, apresentava AVC/c 20/20 e OE 20/20, Bio OD e OE com episclerite. Retornou com melhora completa do quadro oftalmológico e parcial das lesoes cutaneas e articulares.
A interação entre especialistas foi benéfica para todos, tanto para, o oftalmologista, o reumatologista e para o paciente. Esse caso, reafirma que essa sintonia foi fundamental para a condução do tratamento mais adequado, assim como, no controle da uveíte e das manifestações sistêmicas e sem aumento no risco de comorbidades sitemicas e/ou oftálmica.
Uveites / AIDS
Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA) - Rio de Janeiro - Brasil
LUCAS FERREIRA MONTEIRO, MARLON MIGUEL BIANCHI DE LIMA, FRANCISCO ASSIS DE ANDRADE