SINDROME DE USHER: A MAIS COMUM RETINOSE PIGMENTAR SINDROMICA
Descrever um diagnóstico de Síndrome de Usher (SU), analisar as manifestações clínicas e determinar o genótipo associado.
Paciente R.P.M, sexo feminino, 24 anos, procura atendimento oftalmológico por nictalopia há 2 anos. Refere perda auditiva prévia, nunca investigada. Nega comorbidades e história familiar de patologias oculares.
Ao exame, apresenta acuidade visual sem correção de 20/20 em ambos os olhos (AO), refração estática +1,50 -0,75 180° em olho direito e +1,75 -0,75 176° em olho esquerdo, biomicroscopia sem particularidades, teste de Ishihara com 7 erros AO, fundoscopia com papila elevada, sem escavação, normocorada, reflexo foveal presente, vasos com calibre preservados, presença de pigmentos intrarretinianos em formato de espículas ósseas periféricos AO.
Exames complementares: campimetria computadorizada 30-2 com perda generalizada da sensibilidade luminosa e campo tubular central AO (imagem 1), autofluorescência demonstrando anel hiperautofluorescente macular AO (imagem 2), tomografia de coerência óptica (SD-OCT) sugestivo de edema macular e edema de papila AO, eletrorretinografia multifocal com desorganização bioelétrica do segmento inicial do circuito visual AO.
Realizado teste de painel multigênico para doenças retinanas, que indicou resultado positivo para USH2A.
A síndrome de Usher é evidenciada entre 3 e 4 pacientes a cada 100.000 da população geral e corresponde a 6-10% dos pacientes com retinose pigmentar (RP), sendo caracterizada por deficiência auditiva seguida de desenvolvimento de RP. Seu diagnóstico é feito através da história clínica associada a exames complementares. A paciente de nosso relato apresentava achados oculares compatíveis com RP, assim como relato de deficiência auditiva e positividade para o gene USH2A, relacionado à apresentação autossômica recessiva da síndrome. Assim, faz-se crucial que o oftalmologista referencie esses pacientes ao otorrinolaringologista, visando diferenciar esse diagnóstico.
Genética
Universidade catolica de pelotas (UCPELl) - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade federal de pelotas (UFPEL) - Rio Grande do Sul - Brasil
JULIA DELLAZANA ROCHA ALDRIGHI, Juliana C. MERONI TISSOT