Detalhes


Título

TEMPO DE AÇÃO DA ATROPINA EM BAIXAS CONCENTRAÇÕES

Objetivo

Comparar o tempo de duração da midríase ocasionada pela instilação em um dos olhos do colírio de atropina (CA) 0,01 e 0,025%.

Método

Realizou-se estudo prospectivo em 23 pacientes do Oftalmocenter Santa Rosa - Cuiabá - MT, com idades entre 6 e 11 anos, com a refração miópica, que começariam o uso de CA em baixa concentração para a diminuição da progressão da miopia (DPM). Os pacientes foram divididos em dois grupos: o grupo 1 usou CA 0,025%, e o grupo 2 usou CA 0,01%. Instilou-se 1 gota do CA no olho direito dos pacientes. Avaliou-se a pupilometria com o Autorrefrator binocular portátil Plusoptix em ambiente com iluminação fotóptica, controlada por fotômetro digital, antes do uso do CA, e após a instilação em 4, 8, 12, 16, 20 e 24h. Estudo registrado no Plataforma Brasil: 38757920.7.0000.5692.

Resultado

Dos 23 pacientes, somente 12 completaram todas as medidas. Seis eram do grupo 1, com idade média de 7,50 ± 1,87 anos, e 6 do grupo 2, com idade média de 7,83 ± 1,47 anos. Cinco (41%) eram do sexo masculino. Os diâmetros pupilares tiveram média de 4,8 ± 0,51 e 4,7 ± 0,58 mm para os grupos 1 e 2, respectivamente.
A média da diferença dos diâmetros pupilares entre olho direito e esquerdo do grupo 1 estão apresentadas na figura 1. Do grupo 2 estão na figura 2. Houve redução da midríase maior que 50% a partir de 16 e 20h para os grupos 1 e 2, respectivamente, com diferença estatisticamente significativa entre os grupos (P<0,05).

Conclusão

A baixa concentração do CA ideal para a DPM ainda está por ser definida. A maior entrada de luz, pela pequena midríase induzida pela atropina, por conseguinte aumento de dopamina intraocular, foi mais estável com 0,025%, podendo sugerir que esta concentração poderia ser mais eficaz na DPM. No entanto, novos estudos são necessários para estudar também o tempo de ação retiniano, pois este é outro local do mecanismo de ação postulado para a atropina na miopia. Assim, correlacionar com os efeitos adversos relacionados e encontrar-se a dose do CA mais segura.

Área

Refração

Instituições

OFTALMOCENTER SANTA ROSA - Mato Grosso - Brasil

Autores

CELSO MARCELO CUNHA, MIGUEL JOSE CALIX NETTO, GIOVANNA MARCHEZINE, JESSICA TEIXEIRA CUNHA, PEDRO LUCAS SOUZA CUNHA, MARIANA MADRONA RIBEIRO, VINICIUS DAL PONTE CARVALHO

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade