As atividades do 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO2022), a presença dos especialistas em Curitiba (PR) e, especialmente, as ações sociais promovidas durante o evento na imprensa local e nacional. Prova disso aparece no espaço ocupado pelas atividades nos principais veículos de comunicação paraenses.
Além da grade científica, cujo tema central foi teleoftalmologia, houve interesse dos jornalistas pela atuação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em favor da saúde ocular da população, com destaque para os projetos de caráter educativo e social implementados pela entidade.
Dentre os temas de maior repercussão, estão o Pequenos Olhares CBO, ação social desenvolvida em parceria com a ONG Renovatio, que ecoou nas TVs Band e Record. Outro tema de destaque foi o Casa dos Sentidos, que atraiu centenas de pessoas para uma experiência sensorial às cegas, mas também a atenção da TV CNT e rádios CBN, Educativa FM e Difusora 590.
Ao todo, foram mais de 30 reportagens publicadas em emissoras de rádio e televisão, além de textos públicos em portais de grande audiência na região Sul. Em termos quantitativos, a inserção do evento na mídia espontânea pode ser resumida em dados. Por exemplo, que se todas as matérias sobre as ações do Congresso fossem reunidas num único arquivo seria o suficiente para um programa de aproximadamente uma hora em rádio e TV ou de 35 metros de notícias.
“Esses dados são muito significativos, sobretudo num período em que o noticiário teve que se dividir com assuntos de grande repercussão, como as Eleições Gerais de 2022, o feriado nacional de 7 de setembro e a cobertura em torno da morte da rainha da Inglaterra”, ressaltou o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.