Código
GR-04
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Autores
- JOSE RODOLFO MARIANI RADAELI (Interesse Comercial: NÃO)
- DALTON DE FREITAS SANTORO (Interesse Comercial: NÃO)
- IVAN MAYNART TAVARES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RECIDIVA DE CARCINOMA ESPINOCELULAR DE CONJUNTIVA APOS EXERESE
Objetivo
Relatar um caso de paciente que apresentou um carcinoma espinocelular de conjuntiva recidivado, após realização de exérese cirúrgica há três anos.
Relato do Caso
Paciente, masculino, 74 anos, aposentado, natural e procedente da Bahia compareceu em nosso ambulatório de Córnea, com queixa de aparecimento de lesão em olho direito, com crescimento progressivo há 5 anos. Refere que fez cirurgia para retirada da lesão em outro serviço há três anos, mas que a lesão apresentou novo crescimento. Ao exame de biomicroscopia anterior, foi visualizado uma lesão conjuntival do olho direito, de aspecto papilomatoso, elevada, vascularizada, com vasos nutridores calibrosos, com áreas pigmentadas, localizadas em região temporal, justaposta à região limbar.
Conclusão
Devido às características da lesão, foi levantada a hipótese de carcinoma espinocelular conjuntival recidivado do olho esquerdo e foi indicado exérese da lesão, utilizando a técnica no-touch, crioterapia e recobrimento conjuntival. Após a cirurgia, o diagnóstico foi confirmado através do anatomopatológico, mostrando margens profundas coincidentes, então foi optado por realizar um ciclo com quimioterápico tópico, com 5-Fluoracil, por uma semana, no pós operatório. Hoje paciente em acompanhamento no ambulatório, sem sinais de recidiva da lesão.