Código
RC123
Área Técnica
Oculoplástica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: AEBES - HOSPITAL EVANGÉLICO DE VILA VELHA
Autores
- NATANAEL CLARIMUNDO RAMOS (Interesse Comercial: NÃO)
- VIVIANE PATRÍCIA OLIVEIRA BARROS (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MANIFESTAÇAO GRANULOMATOSA DOLOROSA DE CARCINOMA BASOCELULAR METATIPICO COM ACOMETIMENTO PALPEBRAL SUPERIOR
Objetivo
RELATAR O CASO DE PACIENTE COM MANIFESTAÇÃO GRANULOMATOSA DOLOROSA PALPEBRAL SUPERIOR UNILATERAL, ASSOCIADA A ACOMETIMENTO PERINEURAL NEOPLASICO POR CARCINOMA BASOCELULAR METATIPICO.
Relato do Caso
PACIENTE MASCULINO, 73 ANOS, PARDO, COM QUEIXAS DE VERMELHIDÃO E DESCONFORTO EM OLHO DIREITO (OD) HÁ 1 ANO. APRESENTAVA BAIXA ACUIDADE VISUAL (AV) 20/60 EM OD E 20/25 EM OLHO ESQUERDO (OE). BIOMICROSCOPIA EM OLHO DIREITO EVIDENCIAVA-SE BLEFAROEDEMA, LESÃO EM CONJUNTIVA TARSAL SUPERIOR DE ASPECTO IRREGULAR E MAL DELIMITADA, COM DESORGANIZAÇÃO TARSAL, PRESENÇA DE FOLÍCULOS E HIPEREMIA CONJUNTIVAL LEVE. MARGEM PALPEBRAL COM IMPLANTAÇÃO DE CÍLIOS PRESERVADA. DEMAIS ACHADOS DE BIOMICROSCOPIA EM AMBOS OS OLHOS (AO) NORMAIS. TONOMETRIA NORMAL EM AO. AO MAPEAMENTO DE RETINA HAVIA ALTERAÇÃO DE PIGMENTO EM REGIAO MACULAR DE OD; EM OE APRESENTAVA-SE NORMAL. DIANTE DA REAÇÃO CONJUNTIVAL FOLICULAR CRÔNICA GRANULOMATOSA UNILATERAL DOLOROSA, FOI OPTADO PELA REALIZAÇÃO DE BIOPSIA INCISIONAL DA LESÃO. AO EXAME ANATOMOPATOLÓGICO: CARCINOMA BASOCELULAR DO TIPO METATÍPICO COM INVASÃO PERINEURAL. APÓS ESSA AVALIAÇÃO O PACIENTE FOI CONDUZIDO PARA EXERESE DA LESÃO E RECONSTITUIÇÃO TOTAL PALPEBRAL SUPERIOR DIREITA.
Conclusão
A INVASÃO PERINEURAL DO CARCINOMA BASOCELULAR CONFIGURA FATOR DE PIOR PROGNÓSTICO E DEVE SER SUSPEITADA NOS CASOS DOLOROSOS OU COM PARESTESIAS LOCAIS. ACOMETIMENTOS BENIGNOS GRANULOMATOSOS FAZEM PARTE DO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL, MAS A REALIZAÇÃO DE BIÓPSIA COM AVALIAÇÃO ANATOMOPATOLÓGICA DE LESÃO CRÔNICA OU NÃO RESPONSIVA AO TRATAMENTO DEVE SER CONSIDERADA.