Código
GR-20
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de São Paulo (USP)
Autores
- PEDRO HENRIQUE OGATA KODAMA (Interesse Comercial: NÃO)
- RENATA MORETO (Interesse Comercial: NÃO)
- RODRIGO JORGE (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TROMBOLISE ENDOVENOSA COM TPA PARA TRATAMENTO DE OCLUSAO DE RAMO DA ARTERIA CENTRAL DA RETINA APOS ANGIOPLASTIA DE CAROTIDA
Objetivo
A angioplastia de carótidas com stent (ACS) é um tratamento para estenose de carótidas. A oclusão arterial da retina (OAR), seja de ramos ou central, é uma complicação possível durante ou após ACS devido à embolia. OAR pode causar diversos sintomas visuais, desde assintomático até a cegueira. OAR é uma emergência oftalmológica pois cada minuto aumenta a chance de dano irreversível na retina. Portanto, deve-se ter atenção especial a qualquer queixa visual dos pacientes submetidos à ACS.
Relato do Caso
Homem 69 anos, diabético, hipertenso, dislipidêmico e ex-tabagista diagnosticado com doença arterial coronariana triarterial e com estenose crítica de artéria carótida interna esquerda. Paciente foi eletivamente admitido na Unidade Coronariana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto para ACS esquerda. Quarenta minutos após o procedimento, o paciente relatou perda de campo visual superior do olho esquerdo, sendo solicitada avaliação oftalmológica imediata. A acuidade visual adaptada para 40 centímetros, com correção, era de LogMAR 0.10 em olho direito e de LogMAR 0.40 em olho esquerdo. Na fundoscopia do olho esquerdo foi observou-se duas placas de Hollenhorst em terço proximal das artérias da arcada inferior da retina. O paciente realizou imediatamente tomografia computadorizada de crânio em que não foi evidenciado nenhuma anormalidade. Foi feito alteplase na dose de 0,6mg/kg, pois paciente ainda em janela de trombólise. Após a trombólise, o paciente apresentou melhora da visão com acuidade visual para 6 metros de LogMAR 0.40 em olho esquerdo e manteve acompanhamento oftalmológico com a realização de retinografia, tomografia de coerência óptica, microperimetria e angiofluoresceinografia. Os resultados foram compatíveis com o diagnóstico de oclusão de ramo inferior temporal da artéria central da retina do olho esquerdo.
Conclusão
A trombólise com alteplase pode abreviar a reperfusão do tecido da retina e consequentemente contribuir para melhora visual em pacientes com oclusão de ramo arterial da retina decorrente da embolia após ACS.