Código
P23
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de São Paulo (USP)
Autores
- CAROLINA NISHIWAKI DANTAS (Interesse Comercial: NÃO)
- Stéphanie Leite Pessoa de Athayde Regueira (Interesse Comercial: NÃO)
- Henrique Bosso (Interesse Comercial: NÃO)
- Isabela Yang (Interesse Comercial: NÃO)
- Gabriel Lima Benchimol (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Pires (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Carlos Carricondo (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE ESTRUTURAL DAS LIGAS ACADEMICAS DE OFTALMOLOGIA DO BRASIL
Objetivo
Analisar a estrutura organizacional e descrever o funcionamento das Ligas Acadêmicas de oftalmologia (LAO) vinculadas à Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO).
Método
Trata-se de um estudo observacional, transversal e prospectivo, no qual foi traçado o perfil acadêmico de 129 LAO filiadas à ABLAO, a partir da aplicação de questionários aos diretores voluntários responsáveis pelas LAs de oftalmologia de suas respectivas instituições de ensino superior.
Resultado
No ano de 2021, havia 129 LAO vinculadas à ABLAO. Apenas 8 LAO não tinham estatuto, uma importante ferramenta para definir os princípios e normas de funcionamento do grupo. Dessas ligas, 49,6% foram fundadas nos últimos 5 anos, sendo a mais antiga da Faculdade de Medicina Santo Amaro, datada de 1984. Uma importância da participação em LAO é a adição de pontos nos processos seletivos de residências médicas. As LAO possuem critérios de seleção para aprovar novos integrantes, onde 79% (102/129) aplicam prova e 41% (53/129) aplicavam entrevista e 18,6% (24/129) não aplicavam prova teórica. A quantidade de membros de uma liga é um importante fator viabilizante ou limitante para atividades práticas e teóricas. As LAO têm em média de 18 integrantes e como mediana 16 membros por liga. Entre as ligas acadêmicas, 97,7% (126/129) admitem alunos a partir do ciclo básico ou pré-clínico (entre o 1º e o 6º período), enquanto apenas 1,6% (2/129) admitem alunos somente a partir do 6º semestre, período clínico. A frequência dos encontros das ligas pode determinar a qualidade do conteúdo ministrado e o engajamento dos ligantes. Das ligas avaliadas, 34 realizam encontros mensais, 73 quinzenais e 16 semanais.
Conclusão
As LAO possuem considerável importância no ensino da oftalmologia na graduação, apresentando o tripé ensino, pesquisa e extensão. Além disso, apresentam estruturas organizacionais heterogêneas com bom funcionamento para os propósitos educacionais, buscando adequar-se à estrutura e às necessidades de sua instituição.