Código
RC033
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Leiria de Andrade
Autores
- JONAS CAVALCANTE LEMOS (Interesse Comercial: NÃO)
- Alana Esmeraldo Da Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Luita Almeida Da Silveira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SUBLUXAÇAO DE LENTE INTRA-OCULAR EM PACIENTE COM MEGALOCORNEA: RELATO DE CASO
Objetivo
A megalocórnea é uma doença rara não progressiva da córnea na qual seu diâmetro é igual ou superior a 13 mm. Geralmente é bilateral e, na maioria dos casos, é ligada ao X, dessa forma há maior prevalência no sexo masculino. Descrevemos um caso de paciente com megalocórnea que evoluiu com subluxação de lente intraocular em pós-operatório.
Relato do Caso
Paciente, F. A. P. S., 33 anos, sem comorbidades, compareceu ao Departamento de Córnea de hospital oftalmológico de Fortaleza/CE em dezembro/2021 com queixa de turvação visual em olho esquerdo (OE) de início há 3 meses. Paciente negava outras queixas oftalmológicas à avaliação. Ao exame oftalmológico, acuidade visual: olho direito (OD) - 20/70 sem melhora com refração. OE - 20/100 sem melhora com refração. Biomicroscopia - OD: olho calmo, megalocórnea 16mm, iridodonese, facodonese, catarata N3; OE: olho calmo, megalocórnea 16 mm, iridodonese, facodonese, catarata N3. Fundoscopia em ambos os olhos: dentro da normalidade. Pentacam (dezembro/2022): Bow tie simétrico e regular em ambos os olhos sem sinais de ectasia corneana, profundidade de câmara anterior (OD 6,18mm; OE 5,83mm). Realizado facectomia em OE em janeiro/2022 com aposição de lente intraocular (LIO) sem intercorrências, apresentando acuidade visual final 20/30 sem correção. Paciente retorna para reavaliação em pós-operatório (D30), apresentando desinserçao em 180 graus superior de saco capsular. Realizado reabordagem cirúrgica em segundo momento com fixação de LIO por técnica de Yamane. Realizado nova avaliação pós-operatória após 15 dias, apresentando AV em OE de 20/25 sem correção.
Conclusão
A facectomia com colocação de LIO em paciente com megalocornea é uma cirurgia desafiadora, por se tratar de um saco capsular aumentado, podendo a lente não se inserir de forma ideal no saco capsular. A subluxação da LIO em pacientes com megalocórnea é uma complicação possível, sendo importante avaliar a necessidade de fixação da LIO durante a cirurgia.