Sessão de Relato de Caso


Código

RC163

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • JÚLIA CASTELAN BASTIAN (Interesse Comercial: NÃO)
  • André Hiroshi Bando (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO MULTIMODAL DE VASCULITE DE EALES EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO

Objetivo

O seguinte relato tem como objetivo ilustrar um caso de periflebite oclusiva retiniana bilateral em um paciente jovem que evoluiu com neovascularização retiniana, glaucoma neovascular e múltiplos episódios de hemorragia vítrea.

Relato do Caso

LRSM, indivíduo do sexo masculino, 17 anos de idade, foi admitido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em setembro de 2021 devido a quadro de baixa de acuidade visual súbita em olho direito. Ao exame oftalmológico, apresentava AV corrigida de CD 2m/1,0 e presença de embainhamento vascular difuso, exsudatos inflamatórios e hemorragias com distribuição perivascular acometendo principalmente média periferia na fundoscopia - Figura 1. Na angiofluoresceinografia apresentava áreas de staining perivascular com focos de extravasamento de contraste e áreas de hipofluorescência periférica por defeito de enchimento vascular. Foi realizada angiofluoresceinografia de grande angular que evidenciou a presença de neovasos e extensa área de exclusão capilar e isquemia periférica - Figura 2. Durante a evolução, apresentou PPD 20mm de reação com demais exames negativos, sendo fechado diagnóstico de Doença de Eales. Na evolução, observamos Rubeosis Iridis em Olho direito, sem hipertensão ocular associada ou fechamento de ângulo. Indicamos Injeção intravítrea de Bevacizumab e fotocoagulação para evitar neovascularização em ângulo. Paciente submetido a tratamento com esquema RIPE pela Infectologia e corticoterapia via oral. Evoluiu com hemorragias vítreas de repetição em Olho Direito e hemorragia pré retiniana em Olho Esquerdo, sendo indicada vitrectomia posterior.

Conclusão

Trata-se de um caso de vasculite oclusiva retiniana bilateral em um paciente grave com PPD positivo. A doença de Eales é um diagnóstico diferencial de suma importância nestes casos. A isquemia e neovascularização devem ser prontamente reconhecidas e tratadas para evitar complicações de elevada morbidade tais como glaucoma neovascular e descolamento de retina.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade