Código
RC181
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM)
Autores
- LUCAS ASSIS COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
- ROMULO CARNEIRO BESERRA (Interesse Comercial: NÃO)
- Erika Pacheco Magalhães Diniz (Interesse Comercial: NÃO)
Título
IMPORTANCIA DA AVALIAÇAO MULTIMODAL NA PAQUICOROIDE
Objetivo
Relatar um caso e discutir achados de imagem em paciente com Neovascularização Paquicoróidea submetido à avaliação multimodal com Spectralis® por meio de autofluorescência (AF), tomografia de coerência óptica espectral (OCT), angiografia com fluoresceína (AGF) e indocianina verde (ICG).
Relato do Caso
Masculino, 41 anos, empresário, relato de baixa acuidade visual (AV) e metamorfopsia no olho esquerdo (OE). Histórico de episódio de Coriorretinopatia Serosa Central agudo há seis anos, com resolução espontânea. Ausência de comorbidades ou uso de medicações. Ao exame: AV em olho direito (OD) 20/20 e em olho esquerdo (OE) de 20/50, biomicroscopia dentro da normalidade e pressão intraocular de 14mmHg em ambos os olhos (AO). Fundoscopia: Descolamento seroso da retina envolvendo a mácula e descolamento seroso do epitélio pigmentar da retina (DEP) superiormente à fóvea central. Solicitada avaliação multimodal com Spectralis® com AF, OCT, AGF e ICG. AF demonstrou área hiperauto circundada por halo hipoautofluorescente na região superior da mácula. AGF com duas áreas superiores de hiperfluorescência, sendo uma com pooling e uma adjacente a esta com extravasamento tardio em OE. Neste OE, o OCT guiado pela AGF nas áreas hiperfluorescentes demonstrou DEP seroso com neovascularização coroideana (NVC) adjacente superiormente à mácula com DR seroso envolvendo a fóvea central. ICG confirmou a NVC.
Conclusão
Recentes avanços nas tecnologias de imagens coriorretinianas têm permitido ampliar o espectro de patologias associadas ao espessamento da coroide (Paquicoroide). Apesar da NVC ser mais frequente em casos de CRSC recidivantes, no presente caso é interessante notar que a NVC paquicoróidea foi a primeira manifestação do espectro paquicoroideo no OE. Assim, faz-se prudente avaliar esta possibilidade especialmente em casos que evoluem sem melhora espontânea. No presente relato, a avaliação multimodal foi fundamental para evidenciar a NVC associada ao quadro de CRSC, fato este que altera drasticamente a abordagem terapêutica.