Sessão de Relato de Caso


Código

RC049

Área Técnica

Estrabismo

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos do Paraná

Autores

  • BARBARA PALMA SACCON (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carolina Zuccolotto (Interesse Comercial: NÃO)
  • Dayane Issaho (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ABORDAGEM DE ESTRABISMO INCOMITANTE POR CIRURGIA DE RECUO-RESSECÇAO COMBINADAS DE MUSCULO RETO

Objetivo

Relatar o caso de um paciente com estrabismo incomitante e a abordagem cirúrgica combinada (recuo-ressecção) do mesmo músculo extraocular.

Relato do Caso

Paciente masculino, 36 anos, apresentando acuidade visual 20/20 em ambos os olhos com correção (OD +1,00 -5,00 165º e OE +0,25 -1,75 35º), posição viciosa de cabeça com mento deprimido para aliviar sintomas de diplopia. Ao exame da motilidade ocular extrínseca (MOE) apresentava hipofunção dos músculos RID e OSD (1+/4+) na infraversão, e no exame de prisma e cover com correção apresentou em posição primária do olhar (PPO) para perto de HTD12 e longe HTD6. Em supraversão X(T)10, em infraversão HTD20. Nas demais posições o paciente se manteve ortofórico. Sem alterações na investigação neurológica. Ressonância magnética de crânio e órbitas não mostrou alterações anatômicas da musculatura extraocular. Optou-se pela cirurgia de recuo de reto inferior do olho esquerdo de 6mm e ressecção de reto inferior do olho esquerdo de 3 mm. No segundo dia pós-operatório o paciente se manteve com HTD 6 na infraversão e nas demais posições estava ortofórico. Após 30 dias da cirurgia, o paciente mantinha AV 20/20 em ambos os olhos com correção, no exame de prisma e cover com correção estava ortofórico nas 9 posições do olhar, com um follow-up de 4 meses mantendo-se estável.

Conclusão

A técnica cirúrgica combinada foi descrita por Scott em 1994 conhecida como “cirurgia de Faden ajustável”, a qual cria o efeito da fixação posterior sem a colocação de suturas, que combina a ressecção e recuo do mesmo músculo reto. O recuo deve ser maior ou igual à ressecção visando enfraquecer o músculo em seu campo de ação sem que haja alteração significativa na posição primária do olhar. Atualmente vem se concretizando como uma alternativa segura para casos de estrabismo incomitante horizontal e vertical, oferecendo um bom desfecho cirúrgico como demonstrado no caso relatado acima.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade