Código
P20
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto para o Desenvolvimento da Educação Ltda-IPADE/Faculdade
Autores
- FRANCYELLE SAMYRAMIS LOURENCO RODRIGUES (Interesse Comercial: NÃO)
- Joao Crispim Moraes Lima Ribeiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Adriane Macêdo Feitosa (Interesse Comercial: NÃO)
- SARAH RUBIA SALES DE CASTRO SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- ALLAN VICTOR DOS SANTOS GONÇALVES (Interesse Comercial: NÃO)
- AMANDA SOUZA MOREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- LARISSA MOREIRA CAMARA FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
- CAROLINA MURAD REGADAS (Interesse Comercial: NÃO)
- José de Paula Barbosa Neto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TRATAMENTO CIRURGICO DE EXERESE DE PTERIGIO COM O USO DO ALCOOL ABSOLUTO DILUIDO A 50% COM A TECNICA CIRURGICA CONVENCIONAL: ANALISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS CLINICOS E TAXA DE RECIDIVA
Objetivo
Geral: Avaliar técnica cirúrgica para tratamento de pterígio utilizando álcool absoluto diluído 50%, por meio de um copilado de pacientes submetidos a esta técnica. Avaliando dados clínicos, tempo cirúrgico e regularidade da superfície corneana após a desepitelização.
Método
Estudo longitudinal e randomizado com pacientes do sexo masculino, com idade superior a 18 anos com indicação cirúrgica para tratamento do pterígio, que serão submetidos ao procedimento cirúrgico de exérese de pterígio pela técnica convencional adicionado ao uso de álcool diluído 50%.
Resultado
Avaliados 10 pacientes, entre os quais 50% eram do sexo feminino e 50% do sexo masculino. 60% operaram o olho esquerdo e 40%, o olho direito. 70% dos indivíduos analisados negaram comorbidades prévias e 30% possuem doenças prévias, entre elas hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, glaucoma ou alergia a AAS. O tempo médio operatório observado nesta análise foi de 15:01:42, com desvio padrão (DP) de 2:17:39,88, a depender do uso do amoils rotary brush e implante ou não de lente.
Conclusão
Concluímos com este estudo que a exérese de pterígio utilizando álcool absoluto diluído 50% é capaz de evidenciar uma relevante eficácia e segurança. No entanto, urge-se a realização de mais estudos desta técnica para agregar embasamento científico e testificar uma superioridade desta técnica sobre a técnica convencional.