Sessão de Relato de Caso


Código

RC250

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: SANTA CASA DE SÃO PAULO

Autores

  • RAFAEL HENRIQUE MARTINI MARIANO DA ROCHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAFAEL STEFANO PIVATTO FERRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GABRIEL COSTA DE ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

UVEITE BILATERAL CONCOMITANTE POR HIV E CITOMEGALOVIRUS

Objetivo

O objetivo deste trabalho é documentar um caso de uveÍte bilateral por HIV e citomegalovírus (CMV) simultâneos em cada um dos olhos, uma apresentação infrequente.

Relato do Caso

Paciente masculino, 38 anos, procedente de Osasco, chega ao pronto socorro com queixa de baixa visão em olho esquerdo(OE) há 1 semana. Refere perda ponderal, diarreia e cefaleia nos últimos 3 meses, nega quaisquer doenças ou medicações. Ao exame, apresentava em olho direito (OD) acuidade visual (AV) de 20/40 e retinografia com exsudatos algodonosos difusos, e OE com AV de movimento de mãos, precipitados ceráticos finos, reação de câmara anterior 2+, defeito pupilar aferente, midríase e extensas áreas de necrose e hemorragia retiniana, sem demais alterações. O padrão sugeriu uveíte por HIV e CMV, respectivamente, e o paciente foi internado para realização de Ganciclovir EV por 21 dias. Foi testado soropositivo para HIV, sendo iniciada TARV e exames mostraram CD4 de 68, proteinorraquia e hipoglicorraquia em liquor e ressonância magnética de crânio com múltiplas alterações de intensidade focais em núcleo basal, tálamo e tronco encefálico, sugestivas de encefalite por CMV. Após tratamento, e em seguimento com profilaxia com Ganciclovir, paciente apresentou recuperação em OD, com regressão total de lesões ao OCT e AV de 20/20, e OE evoluiu para exotropia sensorial por falta de percepção luminosa com descolamento de retina regmatogênico tratado com laser. Paciente continua em acompanhamento na sessão de Uveítes e Infectologia.

Conclusão

O caso relata um exemplo de uveíte por CMV, um quadro dramático cujo tratamento visa evitar o acometimento do olho contralateral. O quadro foi a primeira manifestação de AIDS que o fez buscar tratamento médico, em um paciente previamente sem conhecimento de seu diagnóstico e sob risco de doenças oportunistas. Assim, ressaltamos a importância da conscientização, diagnóstico precoce e exame oftalmológico completo para promoção da saúde.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade