Código
RC051
Área Técnica
Estrabismo
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto Suel Abujamra
Autores
- FERNANDO VIANA FRANCO (Interesse Comercial: NÃO)
- FABIO PIMENTA DE MORAES (Interesse Comercial: NÃO)
- GRACIELLA MIYUKI KATO SAKAMITI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CORREÇAO CIRURGICA DE PARALISIA DO VI NERVO: UMA ALTERNATIVA A TECNICA DE CARLSON-JAMPOLSKY
Objetivo
DESCREVER A ABORDAGEM CIRÚRGICA ALTERNATIVA À PROGRAMAÇÃO DA TÉCNICA CIRÚRGICA DE CARLSON-JAMPOLSKY (C&J), PARA CORREÇÃO DA PARALISIA DO VI NERVO
Relato do Caso
AAOS, SEXO FEMININO, 60 ANOS, COM ESOTROPIA (ET) PROGRESSIVA DO OLHO DIREITO (OD) HAVIA 6 ANOS. AO EXAME APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO: OD 20/40 E OE 20/20. NO TESTE DE PRISMA E COVER, ET 40∆ NA POSIÇÃO PRIMÁRIA DO OLHAR, ET 75∆ NA DEXTROVERSÃO E ET 15∆ NA LEVOVERSÃO COM LIMITAÇÃO DA ABDUÇÃO DO OD DE -5 E POSIÇÃO COMPENSATÓRIA DA CABEÇA COM GIRO PARA A DIREITA. DECIDIDO REALIZAR A CORREÇÃO DO ESTRABISMO DO OD ATRAVÉS DA TÉCNICA DE C&J, PORÉM, DURANTE A TENTATIVA DE SEPARAÇÃO DAS FIBRAS LATERAIS DO MÚSCULO RETO INFERIOR, HOUVE RUPTURA DA LINGUETA MUSCULAR NO TERÇO POSTERIOR, POR SE APRESENTAR MUITO FRIÁVEL. OPTOU-SE ENTÃO, POR REINSERI-LO NO LIGAMENTO DE LOCKWOOD E UTILIZAR APENAS O MÚSCULO RETO SUPERIOR, QUE FOI TOTALMENTE DESINSERIDO E TRANSPOSTO ABAIXO DA INSERÇÃO DO RETO LATERAL, COMPLETADO A CIRURGIA COM RECUO DO RETO MEDIAL DE 4 mm. PACIENTE APRESENTA-SE SATISFEITA COM A MELHORA DA POSIÇÃO DA CABEÇA. AO 5° MÊS DE P.O APRESENTAVA ET 12∆ EM FRENTE, ET 30∆ D/E 8∆ PARA DIREITA E ET 6∆ PARA ESQUERDA, ALÉM DE -3 DO RL OD.
Conclusão
DEMONSTRAMOS QUE ALTERNATIVAS À TÉCNICA DE C&J PODEM OFERECER BONS RESULTADOS CIRÚRGICOS. AS DIVERSAS TÉCNICAS DEVEM SER DE CONHECIMENTO DO CIRURGIÃO, PARA QUE DIANTE DE IMPREVISTOS POSSAM SER USADAS DE PRONTIDÃO.