Código
P06
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Autores
- ANA EMILIA GOMES CAMPELO (Interesse Comercial: NÃO)
- RENATO KLINGELFUS PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- MATEUS LIAL MATUOKA (Interesse Comercial: NÃO)
- FELIPE ZOCATELLI YAMAMOTO (Interesse Comercial: NÃO)
- IVAN CORSO TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- NIRO KASAHARA (Interesse Comercial: NÃO)
- FABRICIO LANGELLA (Interesse Comercial: NÃO)
- CAIO CONTI (Interesse Comercial: NÃO)
- ALBERTO SUMITOMO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ESTUDO COMPARATIVO DA EFICACIA DO ANTI INFLAMATORIO NAO HORMONAL VERSUS CORTICOIDE NO CONTROLE DA INFLAMAÇAO INTRAOCULAR POS CIRURGIA DE CATARATA.
Objetivo
Avaliar eficácia do tratamento da inflamação ocular após cirurgia de catarata usando colírios de anti-inflamatório não hormonais (AINH), quando comparados ao tratamento com corticoesteroides.
Método
Trata-se de ensaio clínico randomizado e duplo cego. Analisados 41 olhos (obedecendo critérios de inclusão, exclusão) submetidos a cirurgia de facoemulsificação com implante de lente intraocular. Divididos em dois grupos, os quais recebiam frascos sem rótulo, Grupo A que usou antibiótico em associação com corticoides e AINH, e o Grupo B que usou antibióticos e AINH. Os pacientes foram selecionados e avaliados no pré e pós-operatório por um único examinador. Os parâmetros estudados foram reação de câmara anterior, flare (critérios biomicroscópios da SUN - Standardization of Uveitis Nomenclature - de 2004), pressão intraocular, dor e sintomas (escala de Likert). Os dados foram avaliados de acordo com a distribuição t de student, com critério de significância de p < 0,05. E análise do sexo realizada com teste de Fisher. (anexo)
Resultado
Houve significância para o flare no 7°dia de pós-operatório com o grupo B apresentando menos inflamação (p = 0,0107). Além disso, também foi observada diferença no 4° dia de pós-operatório com o grupo B referindo menos dor e menos sintomas de acordo com a escala proposta (p < 0,05). Demais parâmetros todos sem diferença estatística significativa indicando a possibilidade de conduzir no pós-operatório sem uso de corticoesteroides.
Conclusão
O uso do AINH foi seguro e eficaz quando comparado ao corticoide no controle do pós-operatório de cirurgia de catarata por facoemulsificação sem intercorrências. O resultado final de pressão intraocular, inflamação intraocular, dor e sintomas apresentou poucas diferenças, comparando os dois grupos analisados. Sem os potenciais riscos do uso dos esteroides. Apresentando ainda, mais fácil posologia e segurança quando usados em pacientes alérgicos a corticoides.