Sessão de Relato de Caso


Código

RC201

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Oftalmológico de Anápolis

Autores

  • DANIELA CRISTINA SCHROFF MACHADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAIANE CRISTINA FERREIRA CASTRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GEORGE ALENCASTRO DE CARVALHO PAES LANDIM (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RETINOPATIA PURTSCHER-LIKE APOS ANESTESIA RETROBULBAR: RELATO DE CASO

Objetivo

A diminuição súbita da acuidade visual precedida por traumatismo caracteriza a retinopatia Purtscher (RP), porém, na ausência de trauma direto, recebe o nome de Purtscher-like (RPL) e associa-se a fenômenos tromboembólicos e após anestesia retrobulbar. Os achados são papiledema, manchas esbranquiçadas no polo posterior, hemorragias peripapilares e áreas de não perfusão capilar. O objetivo desse relato é apresentar a condução de um caso de RPL após anestesia retrobulbar.

Relato do Caso

MNO, 65 anos, diabético, hipertenso e portador de glaucoma avançado, procurou atendimento oftalmológico com queixa de piora da acuidade visual em olho esquerdo após facoemulsificação realizada sem complicações há 2 meses. Ao exame, apresentou acuidade visual de 0.02. O mapeamento de retina evidenciou palidez de papila óptica, exsudatos algodonosos e sinais de estase venosa. A angiofluoresceinografia e a tomografia de coerência óptica macular revelaram sinais de oclusão capilar e pericapilar e hiperrefletividade das camadas internas retinianas. Foi levantada a hipótese diagnóstica de Neurorretinopatia Macular Aguda e o paciente encaminhado para a neuroftalmologia. Observou-se reflexo pupilar direto e consensual diminuído à esquerda e devido à baixa acuidade visual, as avaliações da discromatopsia e do campo confrontação ficaram prejudicadas. Tais achados, associados à história clínica e às alterações previamente descritas, corroboraram com o diagnóstico de RPL após anestesia retrobulbar e o paciente foi orientado a investigar coagulopatias.

Conclusão

A queixa principal de um paciente com RPL é a diminuição da acuidade visual súbita. A oftalmoscopia evidencia papila óptica com perda do contorno, exsudatos algodonosos e hemorragias intrarretinianas. Apesar de rara, o prognóstico visual pode ser severo. Assim, o diagnóstico desta patologia deve ser sempre lembrado diante de sinais clínicos suspeitos associados à história de fenômenos tromboembólicos, aumento súbito da pressão intracraniana ou aumento da pressão intraorbitária.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade