Código
P50
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Serviço Oftalmológico de Pernambuco (SEOPE)
Autores
- FRANCISCO AIRTON MACEDO JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
- Vitor Luna de Sampaio (Interesse Comercial: NÃO)
- Tayná Rodrigues de SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
KAHOOK DUAL BLADE: OPÇAO CIRURGICA NO TRATAMENTO DO GLAUCOMA DE ANGULO ABERTO
Objetivo
Avaliar os resultados da cirurgia de glaucoma com microincisão (MIGS) usando trabeculectomia ab-interno com a lâmina Kahook Dual Blade realizadas num serviço particular de oftalmologia dentro do período de 1 ano (2018 a 2019)
Método
Este estudo avaliou pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto submetidos à trabeculectomia pela técnica de Kahook Dual Blade entre 2018 e 2019 em uma clínica particular de Juazeiro do Norte-CE. Os dados foram coletados por analise de prontuários, os dados coletados foram sexo, idade, número de medicamentos antiglaucomatosos, número de colírios e PIO. Os critérios de inclusão foram idade maior que 18 anos com diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto e seguimento mínimo de pelo menos 1 mês após o procedimento.
Resultado
Foram avaliadas as evoluções de 16 cirurgias envolvendo 14 pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto. Dos pacientes, dois (14,28%) eram do sexo masculino e 12 (85,71%) eram do sexo feminino. A média das idades entre os pacientes foi de 77,06 anos. A média da PIO e do número de drogas antiglaucomatosas em uso no pré-operatório foi de 18,9 mmHg e 2,62 drogas e com 6 meses de pós-operatório a média da PIO foi de 15,4 mmHg (redução de 18,51%) e a média das drogas foi de 1,1 (redução de 58,01%). Nos diferentes momentos avaliados do pós-operatório, as médias da PIO e do número de medicações em uso mantiveram-se inferiores aos valores das médias do pré-operatório.
Conclusão
A trabeculectomia ab-interno realizada com o KDB pode reduzir de maneira segura e significativa a PIO e necessidade de medicamentos hipotensores. Houve um redução da PIO, em média de 3,5 mmHg e uma redução média de 1,5 no número de drogas em uso, melhorando a qualidade de vida do paciente e retardando a progressão doença. A técnica fornece uma alta probabilidade de atingir metas específicas de redução de PIO e redução de medicação de PIO, atendendo ou excedendo os alvos recomendados para a maioria dos pacientes com glaucoma.