Código
P12
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Londrina
Autores
- ISADORA CAMERLINGO JOSE (Interesse Comercial: NÃO)
- Antonio Marcelo Barbante Casella (Interesse Comercial: NÃO)
- Andressa Pelaquim (Interesse Comercial: NÃO)
- Beatriz Iris Santos (Interesse Comercial: NÃO)
- Rodolfo Colonhezi Feijó (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Paula Miyagusko Taba Oguido (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DA SEGURANÇA NO PROCESSO DE DOAÇAO DE CORNEAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Objetivo
Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 e a segurança no processo de doação de córnea, em um Banco de Olhos, na região Sul do Brasil.
Método
Trata-se de um estudo transversal, observacional, retrospectivo envolvendo 771 potenciais doadores de córnea e os resultados de RT-PCR para COVID-19. Foram realizadas a coleta de secreção da oro e nasofaringe e processadas em um laboratório do Hospital Universitário de Londrina-PR, de março de 2020 a novembro de 2021. Os indivíduos foram submetidos a um check-list complementar ao tradicional para triagem de potenciais doadores de globo ocular frente ao coronavírus. Os pacientes não testados para COVID-19 nesta primeira etapa foram excluídos por critérios da triagem clínica já utilizada rotineiramente. Os critérios utilizados para validação complementar de potenciais doadores foram: doador que teve COVID-19 com remissão completa dos sintomas há mais de 28 dias, doador sem suspeita clínica e sem contato suspeito ou confirmado de COVID-19. Foram descartados os diagnosticados com COVID-19, doador com COVID-19 suspeito por avaliação clínico-epidemiológica, contatos de suspeitos ou confirmados de COVID-19 há menos de 14 dias e doador com suspeita clínica há menos de 28 dias, com RT-PCR negativo.
Resultado
Dentre os 771 potenciais doadores de córnea, 710 realizaram o teste RT-PCR. Um total de 689 (97,04%) apresentaram o teste negativo para COVID-19. A média de idade dos doadores aptos foi de 52,52 ± 18,10 anos, sendo 289 (41,9%) indivíduos do sexo feminino e 400 (58,1%) do sexo masculino. Entretanto 21 (2,96%) testaram positivo para COVID-19 e foram descartados, mesmo após a triagem complementar implementada frente ao coronavírus. Dentre os positivos, 9 (1,2%) casos foram do sexo feminino e 12 (1,6%) do sexo masculino; a média de idade foi de 55,10 ± 23,10.
Conclusão
Apesar dos critérios de exclusão complementares dos potenciais doadores de órgãos e tecidos na pandemia, o uso do RT-PCR para COVID-19 se mostrou imprescindível para manter a segurança no processo de doação de córnea.