Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P10

Área Técnica

Cirurgia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Autores

  • MARIANA TOSATO ZINHER (Interesse Comercial: NÃO)
  • VIVIANE MAYUMI SAKATA (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIANA ALVES DA ROCHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • PAULA BASSO DIAS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANALISE DA TECNICA DE NET PARA FIXAÇAO DE LENTE INTRAOCULAR EM PACIENTES DO HOSPITAL DE CLINICAS DO PARANA

Objetivo

Avaliar os resultados pós-operatórios (PO) da técnica de NET em pacientes afácicos sem suporte capsular.

Método

Estudo retrospectivo baseado em prontuários de pacientes afácicos submetidos à implante secundário de lente intraocular (LIO) pela técnica de NET, que consiste na passagem dos fios de sutura a fim de formar uma rede de sustentação para a LIO com duas linhas horizontais e duas verticais paralelas (imagem 1).Foram excluídos pacientes com baixa acuidade visual (AV) por outras causas - glaucoma avançado, retinopatia diabética severa, edema macular (EM) cistoide crônico prévio.Os pacientes foram avaliados aos 6 e 12 meses de pós operatório. Os dados foram revisados para AV corrigida (pré-operatório, 6 e 12 meses pós operatório), presença de EM pós-cirúrgico, exposição do fio e centralização da LIO.

Resultado

Foram incluídos 6 olhos de 6 pacientes (3 homens e 3 mulheres), com diagnóstico pré-operatório de afacia cirúrgica. A idade média foi de 72 (±8,9) anos e o acompanhamento foi de 1 ano. 5 pacientes (83,3%) atingiram AV após 1 ano maior ou igual a 20/60, sendo 3 (50%) maior ou igual a 20/40. A melhora da AV em 1 ano foi significativa com relação à pré-operatória (p<0.05). Em todos os casos, a LIO foi implantada com segurança e não foram observadas complicações intra-operatórias. Após seguimento de 1 ano, a LIO permaneceu centrada em 5 pacientes (83,3%) - leve descentração ocorreu em 1 olho, sem necessidade de reposicionamento. Em 3 pacientes (50%) houve aparecimento de EM na tomografia de coerência óptica no PO médio de 9,6 (±4,0) meses (imagem 2). Não houve exposição do fio na conjuntiva no PO.

Conclusão

A técnica de NET se mostrou segura e eficaz para o tratamento cirúrgico da afacia sem suporte capsular, com bons resultados de AV em um seguimento de 1 ano. Permite o reposicionamento de uma LIO deslocada que já se encontra intraocular e, portanto, é vantajosa em casos de subluxação ou luxação de LIO previamente implantada. Mais estudos são essenciais para avaliar a segurança, eficácia e possíveis complicações desta técnica a longo prazo.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade