Sessão de Relato de Caso


Código

RC190

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Autores

  • RODRIGO FERNANDO BORGES MARQUES SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RODRIGO FERNANDO BORGES MARQUES SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jéssica Calixto Calil Penteado (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jéssica Calixto Calil Penteado (Interesse Comercial: NÃO)
  • Bruna Carolyna Pereira Paiva (Interesse Comercial: NÃO)
  • Bruna Carolyna Pereira Paiva (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NECROSE RETINIANA AGUDA EM JOVEM DE 26 ANOS

Objetivo

Relatar o caso de um paciente, masculino, de 26 anos, atendido em um serviço de oftalmologia em Curitiba, PR e diagnosticado com Necrose Retiniana Aguda (NRA).

Relato do Caso

Paciente masculino, 26 anos, queixa-se de baixa acuidade visual, dor ocular intensa e olho vermelho progressivos há 11 dias em olho direito. Referiu quadro leve de COVID-19 há 15 dias e uso recente de dietilamina do ácido lisérgico (LSD). Acuidade visual no olho acometido de movimento de mãos. Era possível evidenciar hiperemia 3+, injeção ciliar, precipitados ceráticos finos, reação de câmara anterior 1+, com pressão intraocular normal. No mapeamento de retina, visualizava-se retinite necrosante, micro e macro-hemorragias perimaculares e periféricas e vitreíte. Realizado diagnóstico de NRA e indicado internamento e ganciclovir endovenoso por 14 dias com tratamento tópico com atropina, acetato de prednisolona, lubrificante sem conservante. Solicitado exames laboratoriais gerais, sorologias para principais agentes infecciosos e investigado imunossupressão. IgG positivos para herpes simples, epstein-barr e toxoplasmose. Durante internamento, foi submetido a Ressonância Nuclear Magnética, punção liquórica e coleta vítrea, sem achados dignos de nota. Na segunda semana de internamento, obteve acuidade visual conta dedos a 1,5 metros e melhora da hiperemia conjuntival. Solicitado ecografia transtorácica e angiografia ambulatorialmente para investigação de doença sistêmica e realizado retinografia daytona (figura 1) e ultrassonografia ocular (figura 2) para documentação e estudo do caso.

Conclusão

A necrose retiniana aguda é uma condição que engloba retininte necrosante periférica, panuveíte unilateral, vitreíte, arterite retiniana e descolamento regmatogênico da retina. Em grande parte dos casos tem como etiologia um quadro viral e acomete indivíduos imunocompetentes. Este caso elucida dificuldade de confirmação etiológica em serviço terciário e estimula discussão clínica para novos protocolos e abordagens terapêuticas.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade