Código
RC189
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos do Paraná
Autores
- BRUNO HIRT (Interesse Comercial: NÃO)
- GIOVANE CARRETERO JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
- ANNA LUISA LIPINSKI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NECROSE RETINIANA AGUDA BILATERAL COM DESCOLAMENTO DE RETINA UNILATERAL APOS INFECÇAO POR COVID-19 – RELATO DE CASO
Objetivo
Avaliar um caso de paciente que apresentou reativação herpética ocular durante infecção por COVID-19, desenvolvendo Necrose Retiniana Aguda (NRA) bilateral, associado a descolamento de retina unilateral e catarata branca em ambos os olhos (AO).
Relato do Caso
Homem, 51 anos, apresentou perda visual súbita bilateral em março de 2021, 4 dias após diagnóstico de COVID-19, negando história de trauma ou doença prévia. Buscou atendimento médico em sua cidade, sendo internado para investigação 10 dias após. Laudo do mapeamento de retina evidenciou vitreíte e áreas de retinite em AO e, ao ultrassom ocular, descolamento de retina em olho esquerdo. Amostras de vítreo testaram positivo para HSV-1. Diagnosticado com NRA Herpética, iniciou tratamento hospitalar com Aciclovir 800mg EV 8/8h por 14 dias e Prednisona 60mg VO por 11 dias, seguido de tratamento ambulatorial com Aciclovir VO 2g/dia e Prednisona 20mg/dia. Após o tratamento, foi realizado, em olho esquerdo, facoemulsificação com implante de LIO e VVPP, deixada em óleo. Paciente nega melhora da visão desde então. Em novembro de 2021, paciente buscou atendimento no Hospital de Olhos do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil), apresentando acuidade visual de Percepção Luminosa em ambos os olhos, PIO de 6mmHg em ambos os olhos, catarata branca em olho direito e LIO tópica em olho esquerdo. Mapeamento de retina de olho direito impossibilitado por catarata branca com exame ecográfico de mesmo olho evidenciando phtisis bulbi com espessamento retiniano difuso e, em olho esquerdo, descolamento total de retina com extensa fibrose retiniana, sendo descartada, em ambos os olhos, possibilidade de intervenção.
Conclusão
Nota-se a importância de um rápido diagnóstico e tratamento na tentativa de manutenção da visão do paciente em caso de NRA, quaisquer atrasos nesse processo podem gerar grandes complicações. Até o momento, apenas 3 outros casos de perda visual bilateral, envolvendo infecção por COVID-19, foram relatados na literatura.